Segurança
 

A substituição de uma mangueira deve ser feita por outra do mesmo material e com a configuração original. Todas elas precisam ser testadas quanto a pressão e estanquidade antes da instalação inicial. São dimensionadas para resistir muitas vezes, até o dobro da presão normal de operação a que serão submetidas. Mangueiras aeronáuticas possuem algumas propriedades, tais como:

 

 

> Flexibilidade para evitar vibrações;
> Tolerância a altas temperaturas;
> Compatibilidade com o fluído que transporta;
> Livre fluxo;
> Resistência a vazamentos.

 

São providas de uma ou mais plaquetas de aço inox contendo informações permanentes das suas características principais:

 

> Empresa responsável pelo reparo;
> Certificado de Homologaçãoda Empresa - CHE;
> Part Number;
> Data de vulcanização para mangueiras de borracha (Cure Data) [trimestre e ano];
> Data de equipagem ou reparo (A/PT);
> Data de teste de pressão e estanquidade com valor da pressão de trabalho do conjunto equipado;
> Medida (traço) da mangueira (IT) e número do item referente à Ordem de Serviço;
> Matrícula da aeronave;
> Número de Norma Técnica ou TSO.

 

Nenhuma mangueira pode ser instalada se não estiver identificada. A aplicação errada poderá colocar em risco a segurança da aeronave e de seus tripulantes/passageiros.